quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Desafios Literários 2014: Desafio 5x5

Verdade seja dita, estou a ficar fã dos desafios literários. Participei pela primeira vez em alguns em 2013 e este ano resolvi repetir a experiência, continuando alguns dos desafios a que já tinha aderido no ano passado, mas também participando em novos.



Uma das minhas descobertas deste ano é o Desafio 5x5 criado pela Denise do blog Quando Se Abre Um Livro. As regras do desafio são muito simples: escolher cinco categorias e ler cinco livros que se enquadrem em cada uma delas. Com base nos livros e autores que gostaria de descobrir este ano, criei as seguintes categorias:

5 clássicos
  • Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas
  • O Paraíso das Damas de Émile Zola
  • Madame Bovary de Gustave Flaubert
  • Trópico de Capricórnio de Henri Miller
  • Crime e Castigo de Fiódor Dostoievski
5 sequelas (indico as séries a que pertencem)
  • Legend de Marie Lu
  • Death Note de Tsugumi Ohba
  • Millenium de Stieg Larsson
  • Hex Hall de Rachel Hawkins
  • A Song of Ice and Fire de George R. R. Martin



5 autores portugueses (lista incompleta)

  • Miguel Sousa Tavares
  • José Rodrigues dos Santos
5 novos autores
  • Lev Grossman
  • Juan Gabriel Vásquez
  • Patrick Ness
  • Neil Shusterman
  • Neil Gaiman
5 graphic novels/mangas
  • V for Vendetta de Alan Moore
  • Maus de Art Spiegelman
  • Locke and Key de Joe Hill
  • Uzumaki de Junji Ito
  • Persepolis de Marjane Satrapi
Muito sinceramente, gostei da ideia. Espero conseguir ler todos os livros que escolhi, não só porque quero cumprir o desafio, mas também porque existem muitos livros e autores nestas categorias que não conheço e que despertam a minha curiosidade.

Durante o mês de Janeiro falarei dos restantes desafios literários a que irei aderir este ano.

Até ao próximo post e boas leituras :)


4 comentários:

Jose disse...

Gostava muito de experimentar Legend, só tenho ouvido falar coisas boas desta série... Também quero ler Patrick Ness, até porque já tenho a sua trilogia aqui em casa :)

Unknown disse...

Legend é uma trilogia interessante, apesar de haver uma personagem que me irrita ligeiramente ...

Ah eu ainda tenho de comprar os livros de Patrick Ness, mas acho que vou arriscar e comprar logo toda a trilogia :)

Anónimo disse...

Muitos livros em comum:) Também quero ler Os Três Mosqueteiros, O Paraíso das Damas, Crime e Castigo, V for vendetta e Persepolis:) Boas leituras e beijos

Unknown disse...

Esses livros já estão na minha lista de livros a ler há algum tempo, por isso não pode passar deste ano :)

Beijinhos

Enviar um comentário